“Tenho um filho de 6 anos e tenho estudado e aplicado o que aprendi de Parentalidade Positiva, e parece que ele está cada vez mais violento comigo.” comentou a apresentadora. A Comunicação Não-Violenta trabalha com os sentimentos e as necessidades das pessoas. As grandes necessidades das crianças têm muito a ver com a escuta, autonomia, descoberta, movimento, conexão com os pais, diversão… Se uma criança faz uma birra ou age de uma forma violenta, em casa ou na escola, precisamos de a escutar e aceder ao que ela está a sentir e a necessitar… e a Comunicação Não-Violenta ensina-nos esse caminho!
“Não acha uma utopia querer tirar a violência de dentro das pessoas? Não acha que as pessoas são naturalmente violentas?” perguntou alguém que assistia ao programa. Não! O que me parece é que é inacreditável permitirmos a continuidade do atual modelo educativo, que é um reflexo do modelo social que escolhemos, baseado na obediência, e no exercício do poder de uns sobre os outros, não respeitando os sentimentos e as necessidades das pessoas. Na verdade, nós somos o resultado do amor, do Amor entre o nosso pai e a nossa mãe. A nossa natureza é amorosa, e é muito mais poderosa que a violência. A CNV é um caminho para agirmos desde essa essência amorosa.
(…)
Uma participação muito agradável na Televisão Mindália, com a Vera Cristina, conversando sobre o tema “A Comunicação Não-Violenta nas Escolas“.
(deixa o teu email para receberes informação gratuita aqui)